Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As coisas estão acontecendo...

Águas paradas muitas vezes são fundas...
Pois é isso mesmo que posso dizer em relação ao JoTa...
Estamos a mil nos bastidores...
A comissão diretiva atual: Bira, Tola, Cacá, Flávio Jandorno, Fel Barros, Filipe Cunha, está trabalhando a todo vapor no intuito de corrigir a rota do prêmio no que tange a categorias, abrangência, comissão de indicação, prêmio da crítica, trabalhando a imagem do logotipo entre outra cositas mais...
Aguardem...
Valerá a pena...
Braços,
Bira

sábado, 3 de outubro de 2009

Race for The Galaxy...carta pra voce...

O melhor jogo de cartas:
Race for the Galaxy


Pois agora finalizando mais uma etapa do Prêmio JoTa apresentamos nas palavras do Luis Magalhães (Tistu) o jogo vencedor na categoria jogos de cartas... deliciem-se com a resenha do amigo:

"Quando li o post sobre a Rio Grande Games e o merecido premio JoTa também li que ninguém tinha escrito uma resenha sobre o Race For The Galaxy, pensei que poderia faze-lo, minutos depois o Josh responde ao post dizendo que sou tarado pelo RFTG, pior que sou mesmo... e agora “tenho que fazer a resenha”!

Para falar do jogo, preciso falar um pouco da copia no meu grupo.

O adquiri com o Charlie (Blacktorn) que é de um estado muito, muito distante daqui juntamente com o Dominion. Os dois ainda eram lançamentos e sem expansões lançadas ou próximas de caírem no mercado.

Devorei os 2 manuais na noite que chegaram. O Dominion na hora me fez pensar: “É fácil, vai ser fácil de explicar, 5m no máximo..”.

Quando acabei, fui direto para o RFTG e tive as seguintes impressões que hoje já se maturam em uma grande paixão por este jogo de cartas.

RACE FOR THE GALAXY

Race For The Galaxy começou a ser desenvolvido quando Thomas Lehmann começou a trabalhar em uma versão de cartas do famoso Puerto Rico em paralelo com a do próprio Andréas Seyfarth. Os resultados de seus feitos não fazem parte do que veio a se tornar o San Juan, mas ele continuou a desenvolver o seu conceito tomando o tema e outros elementos de um jogo de cartas anteriormente desenvolvido e que não chegou a ser publicado. (Adaptação BGG)

A caixa: do tamanho da caixa do Carcassonne (Também da Rio Grande Games) agrada bastante aos olhos.

Na frente da caixa tem uma ilustração de uma grande base e naves espaciais na frente de um planeta. O nome do jogo em cima da ilustração em fonte quadrada e com mudanças de tons do azul para o branco lembra aquelas telas iniciais de vídeo-game onde que pisca os dizeres “PRESS START”.

Lateralmente o “Press Start” brilha igualmente ao da frente em todas as direções e dispõem informações como ser um jogo de 2 a 4 jogadores, idade indicada 12 anos para cima e o tempo previsto 30 minutos nos fazendo pensar ou associar que ali dentro podemos encontrar uma grande fita cassete como um clássico de Ficção científica.

Em todas as laterais também se lê o logo do seu editor, Rio Grande Games, empresa reconhecida pelo amplo leque de bons títulos, e que se consolidou no mercado fabricando seus jogos junto com os editores originais.

Quando abrimos a caixa nos deparamos com 2 decks de cartas, o manual, uma cartela de chips de pontos de vitória azuis bem cortados e com desenho que parece a ficha de um fliperama High-Tech, além do manual e um folder com outros títulos da RGG





Depois de separarmos o baralho temos 5 planetas iniciais, 9 cartas de ações de 4 cores diferentes, cartas de planetas e de desenvolvimento.

O Tema é bem executado proporcionando aos mais experientes uma forte sensação de seqüência em todos os rounds, e onde o conhecimento das cartas existentes junto com a observação do “tabuleiro” dos outros jogadores permitirá um planejamento de colonizações e desenvolvimentos a seguir.

O jogo utiliza a mecânica de seleção de papéis, conhecida por ser a mesma do Puerto Rico, onde todos recebem a ação do papel, sendo que quem o escolheu tem uma bonificação extra.

Você será convidado com os papéis a:



Explorar (Explorer): Descobrir novos planetas, conquistas, desenvolvimentos e oportunidades.

Assentar (Settle): Caso seja militarmente, mostrar sua força militar e convencer os habitantes que você é o novo chefe do pedaço, ou se for não militar, convencer um mundo não aliado a se alinhar aos seus.

Desenvolver (Develop): Fundar ou pesquisar novas tecnologias e capacidades sociais.

Produzir (Produce): Gastar tempo produzindo materiais crus no seu império.

Consumir (Consume): Consumir matérias crus e criar bens a partir deles em forma de pontos de vitória, novas pesquisas ou dinheiro (cartas)

Apesar da facilidade principalmente para quem já jogou Puerto Rico, a curva de aprendizado é grande. Os símbolos presentes nas cartas podem confundir os iniciantes que recorrentemente poder ter que fazer uso do manual ou algum tipo de referencia até ter a complexa assimilação do que cada símbolo significa.

Porém para os que transpõem esta barreira, o jogo se mostra tão envolvente como Puerto Rico com a diferença de não passar a sensação que você construiu e prosperou uma capitania, mas que a galáxia é sua!

Não é um jogo de conseguir se explicar as regra em 5 minutos, nem muito menos de na primeira segunda partida já conseguir ter uma clara idéia de como buscar a vitória.
Só que para os que vão além, o prazer de uma partida de Race For The Galaxy pode virar verdadeiras epopéias espaciais, perdendo ou ganhando, quando se olha para os seus mundos e desenvolvimentos você consegue visualizar a magnitude do grande criador que pelo menos nesse universo foi... Você!

Para os que ainda não jogaram vale a pena tentar e quem sabe como eu... Apaixonar-se por esse “indispensável” no gênero ficção cientifica, seleção de papéis.

Termino essa resenha meio frustrado por não ter conseguido a tempo fotos do meu RFTG personalizado(Fico devendo) e por mesmo com tantas palavras achar que falta algo... fica para as expansões que futuramente estarão presentes também no JOTA.

Abraço para todos.

Luis Magalhães (Tistu)"

Amigo mais uma vez obrigado... muito bom...

Agora terminada mais essa etapa um breve review de tudo que ocorreu nessa etapa e planos para os próximos capítulos

Braços,
Bira