Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

quarta-feira, 10 de março de 2010

A identidade Visual

Enquanto o resultado do prêmio não sai cabe aqui apresentarmos o estudo de identidade visual (que na minha cabeça sempre foi logomarca) feito pelo Filipe Cunha.
Sim essa imagem aí ao lado que a partir de agora representará o Prêmio JoTa.
Quando internamente pensamos em melhorar a apresentação do JoTa logo tivemos a feliz notícia de termos em nossas linhas um profissional da area...
Após pesquisa e alguma pressão, hehehe, veio a interessante "estória" da marca JoTa...
Mas deixo o próprio autor explicar...



Com a palavra Filipe Cunha:

"O JoTa significa um padrão de qualidade internacional, com um corpo eleitoral antenado ao ramo e atento às novidades do mesmo.
Para tal foi criada uma assinatura visual que representasse elementos relativos ao ramo e tivesse uma roupagem moderna, mas que não seguisse tendências, já que não tem como objetivo a renovação periódica da assinatura e sim o estabelecimento de uma marca forte e reconhecida no mercado.
Para tal utilizou-se das quatro cores que comumente são atribuídas aos jogadores (verde, amarelo,vermelho, azul e preto), junto à uma porção maior de amarelo, que remete à elegância e intelectualidade dos jogos e também ao valor de “o melhor” normalmente atribuído ao ouro.
A caixa à volta do ano (que mudará conforme o ano corrente do prêmio) representa uma trilha de casas, símbolo normalmente utilizado para contagem de pontos, movimentação de peões, etc. em jogos, além de reforçar a união existente entre os jogadores sem a perda de individualidade.




Já o “O” vazado com apenas a circunferência interna, simboliza os discos redondos de madeira que normalmente são utilizados nos jogos para diversos fins. A grafia do “O” foi mantida parcial, para que a assinatura não se tornasse demasiadamente pesada e com uma profusão de detalhes desnecessária. Além do fato da Gestalt automaticamente fazer com que nossa percepção perceba o “O”, completando suas linhas não existentes com linhas imaginárias.
Foi mantida a baixa profusão de objetos também pelo fato de que, o sucesso da marca implica numa aplicação da mesma na caixa dos jogos, e para tal é necessário que haja uma boa pregnância da forma para facilitar a assimiliação e entendimento da mesma.


Houve também uma preocupação quanto à forma para aplicação monocromática, facilitando sua visualização em jornais, revistas e outros meios onde não seja possível ou viável o uso de cores.

Auge - Arte e Design
www.augead.com.br


Filipe Guimarães Cunha
Designer


Um abraço aos amigos...e até o resultado...