Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

quarta-feira, 10 de março de 2010

A identidade Visual

Enquanto o resultado do prêmio não sai cabe aqui apresentarmos o estudo de identidade visual (que na minha cabeça sempre foi logomarca) feito pelo Filipe Cunha.
Sim essa imagem aí ao lado que a partir de agora representará o Prêmio JoTa.
Quando internamente pensamos em melhorar a apresentação do JoTa logo tivemos a feliz notícia de termos em nossas linhas um profissional da area...
Após pesquisa e alguma pressão, hehehe, veio a interessante "estória" da marca JoTa...
Mas deixo o próprio autor explicar...



Com a palavra Filipe Cunha:

"O JoTa significa um padrão de qualidade internacional, com um corpo eleitoral antenado ao ramo e atento às novidades do mesmo.
Para tal foi criada uma assinatura visual que representasse elementos relativos ao ramo e tivesse uma roupagem moderna, mas que não seguisse tendências, já que não tem como objetivo a renovação periódica da assinatura e sim o estabelecimento de uma marca forte e reconhecida no mercado.
Para tal utilizou-se das quatro cores que comumente são atribuídas aos jogadores (verde, amarelo,vermelho, azul e preto), junto à uma porção maior de amarelo, que remete à elegância e intelectualidade dos jogos e também ao valor de “o melhor” normalmente atribuído ao ouro.
A caixa à volta do ano (que mudará conforme o ano corrente do prêmio) representa uma trilha de casas, símbolo normalmente utilizado para contagem de pontos, movimentação de peões, etc. em jogos, além de reforçar a união existente entre os jogadores sem a perda de individualidade.




Já o “O” vazado com apenas a circunferência interna, simboliza os discos redondos de madeira que normalmente são utilizados nos jogos para diversos fins. A grafia do “O” foi mantida parcial, para que a assinatura não se tornasse demasiadamente pesada e com uma profusão de detalhes desnecessária. Além do fato da Gestalt automaticamente fazer com que nossa percepção perceba o “O”, completando suas linhas não existentes com linhas imaginárias.
Foi mantida a baixa profusão de objetos também pelo fato de que, o sucesso da marca implica numa aplicação da mesma na caixa dos jogos, e para tal é necessário que haja uma boa pregnância da forma para facilitar a assimiliação e entendimento da mesma.


Houve também uma preocupação quanto à forma para aplicação monocromática, facilitando sua visualização em jornais, revistas e outros meios onde não seja possível ou viável o uso de cores.

Auge - Arte e Design
www.augead.com.br


Filipe Guimarães Cunha
Designer


Um abraço aos amigos...e até o resultado...

5 comentários:

  1. aquilo é o O??? Nem com gestalt ta ajudando... HEHEHE

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu curti a marca.

    Como ela ficaria em uma fundo escuro, tipo uma camiseta preta?

    ResponderExcluir
  3. Temos essa imagem em preto vou ver se posto por aqui amanhã...
    Braços
    Bira

    ResponderExcluir
  4. tambem gostei da marca. Parabenizo pela continuidade do projeto. E pegando carona no comentario do Shamou, será que o prêmio precisa ser descrito como Jota, por extenso?
    Só um devaneio para o futuro, pitacos! por gentileza, afinal, tudo pode mudar, alguns chamam tambem de evoluir, o que discordo. Será que no caso não basta a letra J, mantendo o circulo pois a letra j em caixa baixa o possui. Acho o TA meio excessivo como logomarca. E gostei da argumentação sobre o circulo remeter as peças de jogos.
    De todo modo, parabéns aos donos do projeto!!!

    ResponderExcluir