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Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

A DECEPÇÃO...

Pois então o prêmio nem só dá prêmio aos melhores...ele também visa dar avisos ao mercado sobre o que não queremos mais, o que estamos cansados...



TRANSPORT (Estrela)





Para nos apresentar o jogo... pedimos ao amigo Joshua (Rogério de Leon Pereira) , 31 anos de Maringá-Paraná, um analista de sistema mestre em cinências da computação conhecido na Ilha do tabuleiro e que já teve a oportunidade de jogar o game e... bom pra vcs terem uma idéia do quanto ele gostou do jogo ao perguntar pelo mesmo ele disse que aceitava ofertas pelo boardgame e falou me que talvez tenha sido os R$ 80,00 mais mal gastos...




Mas com vcs Joshua:



Tema Transporte e logística
Preço (médio) R$ 80,00
Fabricante Estrela
Autor Não creditado




Tempo de jogo (estimado) 120 minutos
Idade Indicativa: 10 anos
Nº de Jogadores 2 a 6



Objetivo: Tornar-se o melhor operador logístico do mundo, atingindo seus objetivos antes dos outros jogadores e acumulando pelo menos $ 360.000


Manual Diagramação simples, porém bonita, com fundo colorido com ícones que ajudam na ilustração das regras, apresentado em quatro idiomas.


Peças Tabuleiro de boa qualidade, muito melhor do que os últimos lançamentos apresentados no mercado.
Peões "padrão"
Dado comum
Notas simples, impressas de um só lado em papel colorido
Cartas sem bordas arredondadas em papel de baixa qualidade, sem brilho e sem acabamento final






Mecânica: Rolagem de Dados Movimentação de Peças Compra de Cartas Execução de Tarefas Conclusão de Objetivos
Jogabilidade: Desafio de lógica e inferência com informação imperfeita Desafio de Lateral-thinking Desafio baseado em conhecimento intrínseco
Rejogabilidade: Não-linearidade Sorte com parte do jogo Escolha de papéis e estratégias





Transport é um jogo muito intrigante. Sua caixa impressa predominantemente em amarelo e vermelho chamam de longe a atenção. É pesada e resistente, com bastantes imagens e textos convidativos. O tema de transporte e logística é algo novo no mercado nacional, o que deixa o jogo ainda mais interessante.
Outra coisa que chama a atenção é o tabuleiro, de boa impressão, material resistente, qualidade superior aos últimos lançamentos encontrados no mercado. O suporte plástico para acondicionamento das peças na caixa também vale a pena ser citado.
Segundo alguns relatos, a primeira edição vem com o suporte um pouco baixo, fazendo com que as notas de dinheiro sejam amassadas pelo tabuleiro.

O manual, apesar de bonito (para padrões atuais) e bem diagramado, não é o suficiente para tirar todas as dúvidas sobre o jogo. A caixa analisada já continha uma FAQ que dirimia a maioria das dúvidas, que também pode ser baixada no site do fabricante.
As nots de dinheiro deixam a desejar, impressas de um só lado em papel colorido dão a impressão que são quase transparentes de tão finas, impossibilitando qualquer partida próxima a um ventilador ligado ou a uma janela aberta.
Os peões e o dado são comuns, muito parecidos com os encontrados em outros jogos do mesmo fabricante.
O resto do material é baseado em cartas, que tem sua vida útil comprometida por não terem cantos arredondados, serem feitas em papel de baixa qualidade e sem acabamento final em verniz ou plastificação.
O jogador recebe um objetivo no início do jogo, o qual mantém em segredo dos demais jogadores. Invariavelmente ele solicita que um número determinado de encomendas sejam transportadas em continentes específicos além do acúmulo de pelo menos $ 360.000.


Cada jogador na sua vez rola um dado, movimentando seu peão pelo tabuleiro. Os caminhos são muitos e parte da estratégia está em qual caminho seguir visando completar o seu objetivo final. As casas do tabuleiro apresentam dezenas de armadilhas, que vão desde o atraso na entrega até o roubo ou seqüestro da sua carga.
Quando passa por um país, uma carta é comprada, trazendo três produtos para serem transportados. Cada produto tem um valor específico, sendo a primeira decisão estratégica a ser tomada na execução de suas tarefas. Além disso, deve-se optar por três maneiras diferentes de realizar o transporte (modal), o que aumenta o nível estratégico do jogo. Pode-se ainda optar pelo pagamento do seguro, diminuindo o lucro final do transporte, mas dando maior segurança as mercadorias que estão em sua responsabilidade.


O jogo possibilita a capitalização por meio de empréstimos, permitindo aos jogadores permanecerem competitivos mesmo com capital de giro baixo. Porém, como na vida real, aqueles que não cumprem suas obrigações com seus credores são punidos de forma severa e rápida.
A interação entre os jogadores, seja competitiva ou cooperativamente é praticamente nula, sendo mais uma disputa para quem tem a melhor estratégia com presença marcante do fator sorte.


PRÓS

Tema interessante, atual e novo no mercado. Jogo de preparação rápida e fácil. Apesar da constante necessidade de anotar informações num bloco de papel, o jogo flui normalmente de forma simples e intuitiva (quando as regras estão totalmente compreendidas


Jogo casual se encaixa bem numa partida familiar num sábado à tarde ou com os amigos numa noite de quarta-feira (principalmente se for dia de jogo do Palmeiras, eheheheh, esse comentário pode ser excluído do "review").



CONTRAS
Qualidade das peças deixa a desejar principalmente levando em comparação o preço praticado no mercado.
O jogo é muito mais casual do que a apresentação e a temática levam a crer na embalagem, o que pode frustrar jogadores mais inveterados.
As regras poderiam ser mais bem explicadas, inclusive com exemplos nas partes que geram mais dúvidas.
A FAQ segue o mesmo padrão de diagramação do manual o que dificulta a sua impressão para jogadores que não tem uma boa impressora laser colorida a disposição.
O tabuleiro chega a ser caótico, algumas vezes impossibilitando o jogador de ser competitivo e de aplicar diferentes estratégias, principalmente se no seu objetivo exigir que seja feito um ou mais transportes na Oceania.


VEREDITO


É uma boa pedida para quem não se importa em ficar confuso nas primeiras partidas até pegar o jeito da coisa. Não é recomendado para jogadores mais inveterados (hardcore) e que não gostam de altas doses de aleatoriedade.
A rejogabilidade é baixa para aqueles que gostam de testar várias estratégias diferentes, mas serve bem para ocupar a tarde quando não se tem nada melhor pra fazer num fim de semana chuvoso.
O preço não é compatível à qualidade do material oferecido, apesar de toda a diversão que pode ser proporcionada ao longo da sua vida útil lúdica doméstica, podendo causar grande frustração e indignação do consumidor.

Como comentei anteriormente, a caixa Amarela e Vermelha se destaca de longe, pois chama muito a atenção. O verso é bem trabalhado com muitas imagens, mostrando as peças e o tabuleiro. A caixa é pesada e rígida, criando a espectativa de que o jogo é bem completo. O preço também indica que o produto é bom, com muitas peças e de qualidade. Quando você abre a caixa, fica totalmente decepcionado, pois tudo indica que é um jogo para jogadores mais inveterados e se depara com um jogo casual com qualidade constrangedora. Pelo mesmo preço se compra um bom jogo importado, com qualidade infinitamente superior e possívelmente mais divertido.

Bem obrigadaço ao amigo Joshua...pela ótima revisão do jogo...
E um aviso a Estrela, Grow, Game Office, Toyster, Hasbro: estamos de olho, não venham com as mesmices...ou serãoo indicados mais uma vez ao PRÊMIO A DECEPÇÃO....
Abraços,
Comissão Organizadora...

3 comentários:

  1. Joguei uma vez esse jogo, depois de duas horas de duração resolvemos parar, pois o fim não estava próximo. Perde-se muito tempo anotando as rotas.

    Muita gente criticou a caixa, mas é o que eu mais gostei :)

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  2. putz a caixa ser o melhor...aí é ruim né...
    mas eu também achei a caixa bonita...quase comprei o game por causa disso...

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