Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Agora é guerra!!!!!

Axies & Allies

http://www.boardgamegeek.com/boardgame/35052



Bom realmente os jogos de guerra são um caso a parte, mas não vou ficar aqui opinando sobre o assunto o qual sou fã de carteirinha...
Deixo o texto a cargo do amigo e grande oponente de Hannibal o Fábio Henrique, 35 anos da
cidade do Rio de Janeiro... quando pedi pra ele traçar seu perfil lúdico olha o que diz o cara:" jogos que gosta: jogos de estratégia e aqueles onde, como diria o sábio Conan, é possível "matar seus inimigos, esmagar seus crânios e ouvir suas viúvas chorarem", jogos que até joga, mas não gosta tanto: de fazendinha..."
Ou seja um Grognard...risos...
Pois é dele o texto sobre os games de guerra....
Apreciem...
"Dentre todas as categorias de jogos de tabuleiro existe uma que talvez tenha os fãs mais ardorosos: os jogos de guerra ou, como também são conhecidos, os wargames. No Brasil, o maior representante desta categoria é o War e suas vertentes como War 2 e War Império Romano. Mas este jogo é bastante simples em comparação com os 5 finalistas do JOTA.
Os jogos de guerra modernos envolvem vários outros elementos além dos militares como economia, política, tecnologia e condições climáticas e de terreno, além de assimetria do poder de fogo, custo e capacidade de movimentação das unidades.
Vamos falar um pouco sobre cada um dos 5 finalistas do JOTA na categoria Melhor Jogo de Guerra.
Imperial e Perikles são os 2 jogos entre os 5 finalistas do JOTA que tem uma característica incomum para um jogo de guerra: os jogadores não necessariamente controlam uma nação ou exercito durante todo o jogo. É bastante comum que um jogador esteja atacando uma nação em um turno e no turno seguinte estar defendendo-a. O jogador que se apegar a um exército ou nação tem grandes chances de não vencer a partida, uma vez que a troca de comando é quase sempre desejável e interessante.
Abaixo foto do Perikles:

Além disso, no Imperial todas as forças são iguais: se o exército A possui 2 unidades e combate o exército B com 1 unidade, o exército A sairá vencedor restando apenas 1 unidade do seu lado. Ou seja, temos zero de influência de sorte no combate.
Outra característica incomum do Perikles, é que nele você não move tropas, nem posiciona exércitos. Em cada 1 dos 3 turnos, ocorrerão 7 batalhas. Estas batalhas são sorteadas no inicio de cada turno. O jogador só pode alocar tropas nas batalhas que vão acontecer naquele turno, seja defendendo uma cidade atacada ou atacando-a.
Foto Imperial em curso:

Já o Shogun, que se passa no Japão medieval, tem uma solução bastante elegante para resolução de combate que minimiza a sorte mas ainda mantém certos elementos de aleatoriedade: o jogo vem com uma torre de batalha e na hora do combate as unidades presentes no combate são arremessadas na torre. Algumas unidades saem e outras ficam presas. Se saírem 7 unidades do exército A e 5 unidades do exército B, o exército A ganha o combate e sobram 2 unidades. Mas o que acontece com as unidades que ficaram na torre? Elas ficam lá para o próximo combate, então, cada vez que você perde um combate porque suas unidades ficaram na torre, aumentam suas chances de vencer o próximo combate! Esse método de resolução de combate é simplesmente brilhante.
Imagem do jogo Shogun (Wallenstein):

Hannibal: Roma vs Cartago é o único dos 5 jogos que é exclusivamente para 2 jogadores. Também é o único que trás elementos táticos e estratégicos. O jogo se passa na Segunda Guerra Púnica, onde cada um dos jogadores controla uma das potências do Mediterrâneo. Cartago tem melhores generais, mas tem extrema dificuldade para cruzar os mares e tem menos reposição de tropas. Como as províncias na África não são suficientes pra vencer o jogo, Cartago precisa partir pro ataque. Roma por sua vez tem menos generais, e estes não são tão hábeis quanto os cartagineses, mas tem a supremacia naval ao seu lado e conseguem recrutar tropas com mais facilidade. Ao perder uma batalha, o jogador perde apoio político além das tropas perdidas em combate.
Foto da reimpressão do Hannibal: Rome x Carthago:

O vencedor do JOTA não fica pra trás em relação aos anteriores. Axis and Allies: Anniversary Edition é a versão mais nova, atualizada e robusta da série Axis and Allies que começou no inicio da década de 80 e que tem como tema a 2ª Guerra Mundial. Não é de estranhar que este jogo tenha ganho o JOTA pois entre os jogos finalistas é o que tem mais similaridades com o War. Mas este jogo tem muitos méritos próprios. Pra começar, ele tem grande escalabilidade de número de jogadores, permitindo de 2 a 6 jogadores, apenas comparado ao Imperial. Shogun e Perikles permitem apenas de 3 a 5 jogadores. A economia no jogo se dá de forma que cada território possui um valor diferente, e ao fim do turno o jogador soma todos os territórios que é dono e recebe créditos para construir novas unidades no turno seguinte ou seja bastante simples. No jogo, também é possível investir em tecnologia, algumas melhoram alguns tipos de unidades, outras dão novas habilidades. As unidades são representadas por belas miniaturas e se dividem em terrestres, marítimas e aéreas, cada uma com custos, movimentação e poder de ataque diferente.
Foto do A&A:
Os combates se dão por meio de rolamento de dados, unidades mais fortes têm mais chance de infligir danos, mas algumas vezes um exército mais forte perde para um mais fraco. Para diminuir esta possibilidade, existe uma variante não oficial chamada “Low Luck”, que reduz imensamente o fator sorte. Entre os finalistas é talvez o jogo que melhor envolva a combinação de fácil de aprender, mas com uma profundidade estratégica razoável.
Seria muito bom se a Hasbro, que já está no Brasil e é dona deste jogo, lançasse este jogo por aqui. Acredito que ele venceria facilmente a guerra contra a concorrência!
Abraços a todos
Fabio Henrique"
Bom bela explanação, agora é escolher o game e cair de pancadaria...
Abraços, participem...
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário