Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

domingo, 24 de maio de 2009

1 é pouco 2 é bom demais...



MR.JACK






As vezes é bem dificil juntar aquele grupão pra jogar umazinha...mas em casa sempre tem a esposa, ou no préido um vizinho, ou um que outro amigo sem nada pra fazer e uma partidinha no te-a-te...sempre dá uma alegrada...eu gosto muito de jogos pra 2 personas...

E pra falar do vencedor um amigo lúdico virtual...
O Fábio Formigheri...

Com vcs o Formiga...



"Começarei agradecendo o convite para falar sobre o JoTa e sobre “o jogo do ano - para 2 jogadores”, que foi o Mr. Jack. Obrigado pelo convite.



Também gostaria de manifestar meu apoio a iniciativa de discutir, preparar, organizar e realizar o prêmio. Foi uma realização nobre e digna, muito necessária ao mundo dos jogos de tabuleiro tupiniquim. Muitos já tentaram fazê-lo, até com boas intenções, mas não conseguiram. Parabéns aos organizadores, que estão ou estavam envolvidos diretamente, Ubiratã Oliveira, Duda Silveira e Ricardo Kildare .





Quando comecei a pensar sobre o resultado percebi que é muito difícil definir categorias para um prêmio desse tipo. O próprio Spiel des Jahres possui apenas duas categorias, jogos e jogos para crianças. Eventualmente, teve uma forçada de barra com “o melhor” mais complexo. Ninguém pode falar que o Mr. Jack não seja um dos melhores jogos para dois jogadores. Certamente, ele deve ser uma das primeiras aquisições do Homo Ludens. É um jogo excelente para se jogar com qualquer pessoa. Primos, sobrinhos e esposa ou namorada (Elas adoram fazer deduções). No entanto, é muito difícil dizer que este ou aquele jogo é “o melhor para 2 jogadores”. Isso depende de vários fatores. O Mr. Jack, provavelmente, é o melhor jogo de dedução, fácil, simples, rápido, para 2 jogadores, bonito e simpático. Não dá para categorizar os jogos facilmente. Por tanto, é incoerente comprá-lo, por exemplo, ao Hive que é, sem dúvida, o melhor jogo de controle de área, fácil, complexo (se você souber jogar realmente), rápido, para 2 jogadores, belíssimo e adoravelmente irritante. Se qualquer critério for inserido, removido ou tiver sua ordem de importância alterada, vai surgir outro jogo como “o melhor”.
Eu prefiro considerar o Mr. Jack como o mais “oportuno” jogo para se jogar em 2 jogadores. Sem dúvida, ele agrada a todos.


Mr, Jack (de Bruno Cathala e Ludovic Maublanc por Hurrican e Neuroludic)
O TEMA

Na Londres do século XVII, Jack - o Estripador! (jogador 1) - está a solta tentando fugir impune demais um terrível assassinato mas a população (jogador 2) tentará capturá-lo antes da ultima batida do relógio.

A ARTE

A arte meio caricaturada se encaixa brilhantemente no tema macabro de esquartejamento.
OS COMPONENTES

O jogo é formado por: um tabuleiro com malha hexagonal; oito personagens que são representados por discos de madeira coloridos e adesivados; e, oito cartas de personagem indicando suas habilidades que são as ações específicas de cada um deles. A espessura, tamanho e acabamento das cartas são excelentes.

A MECÂNICA

Cada jogador representa um lado da estória. Um é o Mr. Jack, e o outro é “a população”, o Detetive. O detalhe é que, o Jack pode ser qualquer um dos personagens. Ele é selecionado aleatoriamente no início da partida e mantido em segredo até o final do jogo. A cada rodada quatro personagens (ações) são viradas e ficam disponíveis para serem usadas. O primeiro a jogar resolve uma ação, depois o outro jogador resolve duas ações seguidas e, por fim, o primeiro jogador resolve a ação restante. Na rodada seguinte retiram-se os personagens e colocam-se os outros quatro, que não saíram, e muda-se o a ordem de jogo. Nas rodadas seguintes, os oito são embaralhados, repete-se o procedimento. Ao final de cada rodada o Detetive deve perguntar ao Jack se ele está sendo visto ou não por algum personagem (uma testemunha) ou se ele pode está sendo iluminado (poste ou lanterna). Dessa forma o detetive pode eliminar, por dedução, quais personagens não são o Jack. A cada rodada o cerco vai se fechando contra o Jack. O objetivo do Jack é fugir por uma das quatro saídas da cidade ou, simplesmente, não ser pego antes de o dia amanhecer (até o final da oitava rodadas). Se ele for pego o vencedor é o Detetive.
QUANDO JOGARO jogo é muito bem vindo com jogadores recentes que ainda estão descobrindo os jogos modernos. Ao mesmo tempo é possível um jogador experiente jogá-lo e se divertir. É mais justo jogar sempre duas partidas seguidas para perceber as diferenças de se jogar em cada lado, principalmente a facilidade do Jack ser pego. Depois de 21 partidas fica um pouco evidente a sorte que existe quando as cartas de personagens surgem mas ainda assim é divertido de jogar."




Mais uma vez obrigado ao amigo, muito legal...
Abraço a todos,
A Comissão

Um comentário:

  1. Bom texto Formiga, mas comparar Mr. Jack com Hive não dá mesmo. Mr Jack é legal.

    ResponderExcluir