Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

sábado, 9 de maio de 2009

O monstro nas eleições...

DIE MACHER


Pois quando iniciei minha vida lúdica, ainda navegando na net em busca de gauchos, pra formar um grupo de jogo...encontrei uma figura chamada Fábio Tola... olhava maravilhado os jogos, as fotos do grupo dele jogando...
Passado uns 5 anos já com um grupo em atividade aqui pelos pampas... tenho a oportunidade de trocar idéias com todos esses que tanto me ensinaram sobre o hobby...
Fico muito feliz em receber aqui o amigo acima citado pra falar sobre o jogo que venceu na categoria monster game...


Com a palavra Fábio Tola:

"Esse mundo dos jogos de tabuleiro modernos resolveu se abrir para mim em um pedido de wargames feito numa loja estrangeira. Pedindo uns wargames (acho que na época eu comprara um Age of Renaissance), estava lá a propaganda nos lançamentos - adicionei ao pedido um "Settlers ofCatan" e um "Tikal", dois jogos recém publicados em inglês e que já fizeram uma revolução na europa.
Bem mais rápidos e acessíveis e nem por isso menos estratégicos do que os títulos de uma Avalon Hill às portas da falência.
Aquilo ali era só a ponta de um iceberg que estamos desbravando nesses últimos dez anos - e ao fazer propaganda da enorme quantidade de jogos que já experimentei nesses dez anos, desde os mais viciados até os jornalistas que recentemente visitam a Ludus tem a mesma pergunta:"qual desses jogos europeus é o mais demorado?, e o mais complicado?, e o de tema mais bizarro?".
Um que atendia à todas esses quesitos foi minha compra seguinte - chamava-se Die Macher e só tinha regras em alemão. Somente alguns fanáticos haviam traduzidos as regras de forma bastante amadora em um site da internet.


Se o mundo de jogos fosse uma olimpíada, a maratona seria representada sem dúvida por este jogo, com uma capa meio sem graça e tema no mínino estranho para um público geral, um dos mais antigos no gênero, imponente e épico entre um mundo que até a época só aceitara jogos mais familiares e rápidos. Um verdadeiro desafio a ser superado.
Jogos modernos tem o tempo de jogo e a simplicidade de regras como maiores vantagens - mas aonde esse limite se encontra? Die Macher faz esse teste - não só pelo tempo de jogo (uma partida entre novatos leva facilmente mais de três horas, algo muito além do habitual eurogame), mas também na quantidade de regras e no tema bastante localizado: as eleições regionais alemãs.
Na tentativa de replicar o sistema eleitoral, cada participante recebe um partido político para gerenciar e deve participar das eleições em uma série de distritos, recebendo nesse processo mais afiliados aos partidos e uma maior presença na mídia. Os recursos de cada partido são limitados e devem ser usados sabiamente em cada região, fazendo coligações quando necessário e adequando sua plataforma de governo à opinião pública quando necessário.
Embora o tema possa parecer pouco excitante para alguns e os componentes não se destacam nem um pouco - a grande fama já alcançada nessas duas décadas desde seu lançamento se deve à sofisticação da jogabilidade, e nesse quesito o Die Macher brilha mesmo sendo um'jogo-monstro': todas a sua estratégia e planejamento de ações devem levar em conta uma partida longa, com situações que evoluem ao decorrer das horas, porém esse 'tempo longo' passa rapidamente conforme os votos de cada região são contabilizados e a disputa passa para turno o seguinte.



O senso de urgência e a competitividade são os elementos que fazem essas horas passarem desapercebidas, as quinze etapas que constituem um turno podem parecer impossíveis de decorar -mas cada uma delas se correlaciona com as outras, afetando as pesquisas das eleições atuais e futuras e são rapidamente absorvidas pelos participantes.
É impossível definir o que é jogo-mosntro sem citar o Die Macher, enesse quesito a JoTa foi muito feliz em premiá-lo. Até as próximas eleições!"

Muito obrigado ao amigo...
Fica agora a vontade de experimentar o game e poder vivenciar o que foi descrito aqui...
Braços,
Bira

2 comentários:

  1. Comedia...mosnter game???? tenta ai um World in Flames ou Advaned war in Europe, mas o maior de todos os jogos..o King Monster e a serie Europa.

    Isso ai e Pudim de leite condsensado perto desses outros

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Jose...
    Temos alguns ponteiros no prêmio que precisam ser modificados, acontece que dentre as características que definiam monster games estava o tempo e ele não era tão monster assim se compararmos aos jogos que citaste...mas os parâmetros do JoTa serão alterados e para isso contaremos com todos vcs...
    No seu tempo todos serão comunicados e aprticipação de todos será imprescindivel...
    Braços,
    Bira

    ResponderExcluir