Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

terça-feira, 25 de agosto de 2009

É light: não engorda e não faz mal...

Pois bem amigos da JoTa...vamos nós ao vencedor na categoria melhor jogo leve...light...
Com a palavra mais um amigo do grupo GamersPoA o famoso Renato, vulgo Gaudério...
"Possível de ser jogado com 2 a 4 jogadores.
A ideia do jogo é descobrir qual das empresas familiares de correios consegue atender as necessidades da Alemanha e arredores. Para vencer o jogo, é necessário acumular o maior numero de pontos possiveis e, para tanto, a empresa precisa atender o maior numero possivel de cidades construindo rotas.
O jogo tem um quê de sorte, pois na sua vez de jogar as cartas disponiveis para construir estradas fazem muita diferenca (e se tiveres muito azar, pode perder uma estrada em andamento).
Devido ao fato do jogador poder encerrar a estrada somente quando quiser e, enquanto está aberta, ele tem a obrigação de colocar pelo menos uma cidade (respeitando a rota), caso ele não consiga a carta (azar), ele perde a estrada e passa a levar seria desvantagem no jogo.
Entretanto, a sorte pode ser parcialmente substituida por estrategia se o jogador escolher a profissao correta. Na sua vez de jogar, o jogador tem a possibilidade de acelerar sua estrada, completar sua mao com melhores cartas ou ainda resortear as cartas disponiveis (que é uma roleta russa, pois as cartas resorteadas podem ser piores ainda)....sem contar que o resorteio pode beneficiar ou prejudicar os adversarios, eis que os mesmos podem ou nao estarem aguardando sua vez para pegar uma carta que esta ali, na sua cara, e que é a carta que pode decidir a partida.
Velocidade é fundamental, pois existem bonus diversos para os pioneiros em penetrar integralmente em provincias diversas ou ainda em rotas longas. Esse bonus costuma ser gradual e decrescente,f avorecendo quem conquista o merito em primeiro lugar. A mecanica do jogo é bem equilibrada e, salvo acumulo de azar (perder duas rotas significativas, por exemplo), a partida costuma ser disputada. A media de pontos feita pelo vencedor é de aproximadamente 20 pontos, embora tenha visto partidas com menos pontos para o campeao.
O aproveitamento das peças tambem é importante, pois a partida acaba quando um dos jogadores conquista um certo numero de cidades conforme as "casinhas" que tem disponiveis. Os demais jogadores, se nao fecham esse numero de conquistas, as casinhas que sobram contam pontos negativos, fazendo os bonus perderem um pouco do seu peso.
Por fim, é um jogo divertido, criativo, otimo para iniciantes, nao requer habilidades para calculos e as partidas costumam ser divertidas com dois, tres e quatro jogadores.



Um comentário:

  1. Planejando bem, é possível sempre ficar com caminhos prontos na mão para evitar a perda de caminhos. E quando a sua mão permitir uma reserva, diversas vezes é possível jogar de olho no jogo alheio. Assim, se as cartas abertas estão muito boas só para os outros, usando o administrador você bagunça tudo. Ou então você pega aquela carta tão esperada pelo adversário e deixa as que te interessam. É um jogo que não precisa ser light, afinal, mas que considero excelente para jogar com família e amigos, graças ao tema suave e histórico.
    Parabéns pelo J.
    Ricardo Stumpf

    ResponderExcluir