Quem sou eu

Blog relativo ao Prêmio dos jogos de Tabuleiro (JoTa) premiojota@yahoo.com.br

domingo, 30 de agosto de 2009

Jogo de criança?

Buenas... a categoria foi a de melhor jogo infantil...o vencedor foi o Zooloretto...
Mas seria jogo pra criança? Brincar não seria coisa de criança? Jogar não seria brincar?

Não quero teorizar nem criar essa polêmica... O 2o. Prêmio JoTa está se aproximando e já fica a pergunta...como definiremos jogo infantil?





Mas enfim... após divagar passo a voces o jogo Zooloretto sua definição feita pelo amigo Edu Alpendre e já postada em seu blog: Alpendre Lúdico: http://alpendreludico.blogspot.com/ e na Ilha do Tabuleiro: http://www.ilhadotabuleiro.com.br/ aliás as imagens foram retiradas dessas duas fontes...

"Zooloretto, é um jogo de Michael Schacht, para 2 a 5 pessoas, com idade a partir de 8 anos e tempo estimado de uma partida em 45-60 minutos.


Passo-a-Passo

Cada jogador representa um dono de zoológico, com o objetivo de trazer a maior quantidade possível de visitantes para o seu zoo.
Cada zoológico possui 3 jaulas (mais uma se for expandido), cada jaula comporta uma única espécie de animal, quando um casal é colocado em uma jaula, nasce um filhote. O zoológico ainda conta com alguns lugares aonde podem ser colocadas vendas, para aumentar o número de visitantes, e um local aonde são colocados os animais que não podem ser colocados nas jaulas, por falta de espaço.
Os jogadores executam uma ação por turno, que pode ser: carregar um caminhão, fazer uma ação de dinheiro ou pegar um caminhão.
Em “carregar um caminhão”, o jogador tira um tile de um saco, e o coloca em um dos caminhões com espaço livre (cada caminhão tem 3 espaços, e tem um caminhão por jogador). O tile pode ser um animal, uma venda ou uma moeda.
Em “fazer uma ação de dinheiro”, o jogador gasta moedas para fazer uma das seguintes ações: expandir o seu zoológico; descartar um tile; trocar animais de jaulas; comprar um tile de outro jogador.
Em “pegar um caminhão”, o jogador recolhe um caminhão (não importa quantos tiles estejam nele) e coloca os tiles no seu zoológico. A rodada termina quando todos os jogadores pegarem um caminhão.
Quando os últimos 15 tiles entrarem em jogo (são separados no começo da partida) inicia-se, então a última rodada.
No final do jogo, os jogadores ganham pontos pelas jaulas, se estiverem cheias ou faltando apenas um lugar, e pelas vendas. Eles perdem pontos por cada tipo de tile que sobrar no zoo, sem um lugar adequado.
Quem conseguir mais pontos vence a partida.
Zooloreto é um bom jogo para ser jogado com a família, as regras são fáceis, exige alguma estratégia e planejamento para se sair bem, porém o fator sorte existe, em pequenas doses."

Obrigado ao Edu, a ilha pela permição da publicação...

Falta somente mais uma apresentação de indicados: o Race...

Esperamos a participação de vcs e a apreciação, para darmos continuidade ao projeto JoTa...

Abraços aos amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário